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Professor de matemática, atualmente trabalhando na Sapiens Concursos Públicos, REM (reforço escolar) e Colégio Exponencial. Msn/email:osmarmatematica@gmail.com

sábado, 30 de julho de 2011

Resolução das questões de matemática da prova do Banco do Brasil 2010


16) (FCC – 2010) Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o faturamento de franquias ligadas aos setores de saúde e bem estar quase dobrou de 2004 a 2009, pois neste período a receita total das empresas passou de 5 bilhões para 9,8 bilhões de reais. Se esse crescimento tivesse ocorrido de forma linear, a receita total das empresas desse setor, em bilhões de reais, teria sido de:
a) 5,34 em 2005.
b) 6,92 em 2006.
c) 7,44 em 2007.
d) 8,22 em 2008.
e) 8,46 em 2008.
17) (FCC – 2010) Uma pessoa abriu uma caderneta de poupança com um primeiro depósito de R$ 200,00 e, a partir dessa data, fez depósitos mensais nessa conta. Se a cada mês depositou R$ 20,00 a mais do que no mês anterior, ao efetuar o 15º depósito, o total depositado por ela era:
a) R$ 4 700,00.
b) R$ 4 800,00.
c) R$ 4 900,00.
d) R$ 5 000,00.
e) R$ 5 100,00.
18) (FCC – 2010) As estatísticas da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, organizada há 11 anos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, revelam que o brasileiro não se protege adequadamente do sol: 70% dos entrevistados afirmaram não usar qualquer tipo de proteção solar, nem mesmo quando vão à praia (adaptado de www.sbd.org.br). Se foram entrevistadas 34 430 pessoas, o número delas que usam protetor solar é
a) 24 101
b) 15 307
c) 13 725
d) 12 483
e) 10 329
19) (FCC – 2010) Pesquisadores descobriram que o uso do fundo preto nas páginas de busca da internet produz um consumo menor de energia em relação à tela branca. Se todas as buscas fossem feitas com tela preta, a economia total em um tempo médio de 10 segundos seria equivalente à energia gasta por 77 milhões de geladeiras ligadas ininterruptamente durante 1 hora. Nessas condições, a economia total em um tempo médio de buscas de 30 minutos seria equivalente à energia gasta por essas geladeiras ligadas ininterruptamente durante:
a) 8 dias.
b) 7 dias e meio.
c) 5 dias.
d) 3 dias.
e) 2 dias e meio.
20) (FCC – 2010) Suponha que, para a divulgação de produtos oferecidos pelo Banco do Brasil no primeiro trimestre deste ano, 1 295 folhetos foram entregues aos clientes em janeiro e que o total entregue nos dois meses seguintes foi o dobro desse valor. Se o número de folhetos entregues em março ultrapassou o de fevereiro em 572 unidades, a soma dos números de folhetos entregues em janeiro e fevereiro foi:
a) 2 018
b) 2 294
c) 2 304
d) 2 590
e) 2 876
21) (FCC – 2010) Uma máquina com vida útil de 3 anos é adquirida hoje (data 0) produzindo os respectivos retornos: R$ 0,00 no final do primeiro ano, R$ 51.480,00 no final do segundo ano e R$ 62.208,00 no final do terceiro ano. O correspondente valor para a taxa interna de retorno encontrado foi de 20% ao ano. Então, o preço de aquisição da máquina na data 0 é de:
a) R$ 71.250,00.
b) R$ 71.500,00.
c) R$ 71.750,00.
d) R$ 78.950,00.
e) R$ 86.100,00.
22) (FCC – 2010) Em um banco, qualquer funcionário da carreira de Auditor é formado em pelo menos um dos cursos: Administração, Ciências Contábeis e Economia. Um levantamento forneceu as informações de que:
I. 50% dos Auditores são formados em Administração, 60% são formados em Ciências Contábeis e 48% são formados em Economia.
II. 20% dos Auditores são formados em Administração e Ciências Contábeis.
III. 10% dos Auditores são formados em Administração e Economia.
IV. 30% dos Auditores são formados em Ciências Contábeis e Economia.
Escolhendo aleatoriamente um Auditor deste banco, a probabilidade de ele ser formado em pelo menos dois daqueles cursos citados é:
a) 58%
b) 56%
c) 54%
d) 52%
e) 48%
Resolução:
Nesse problema, termos que utilizar o diagrama de Venn. Como não sabemos o valor da intersecção (e sempre devemos começar por ela) devemos chamala inicialmente de x:
Como a soma de todos os valores equivale a 100%, temos:
20% + x + 20% -x + 10% + x + x + 10% - x + 30% - x + 8% + x = 100
X=100%-98%
X= 2%
Agora devemos substituir os valores:
 
Logo a probabilidade de escolhermos um auditor formado em pelo menos dois dos cursos será de:
8% + 28% + 2% + 18% = 56% (soma das intersecções)
Alternativa B

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